O que é Stop motion?

Stop-Motion é uma técnica usada para animar objetos de qualquer tipo, a partir do uso de um sistema, que permita capturar imagens estáticas e reproduzi-las em seqüência. A princípio esta técnica foi utilizada para criar efeitos visuais em filmes com atores, neste caso, utilizava-se bonecos com um sistema de articulações internas que permitiam movimentos de juntas, estes bonecos eram posicionados em maquetes que reproduziam cenários reais, posteriormente os bonecos eram submetidos a pequenos movimentos, uma câmera capturava as imagens e posteriormente o animador submetia o boneco a outro movimento, seguia-se com esta rotina até a produção do movimento completo da cena. Estas imagens eram montadas em uma seqüência para gerar a ilusão de movimento.

Como exemplo deste sistema podemos citar o filme “King Kong”, onde o gorila gigante não passava de um bonequinho mecânico, vários dos filmes gravados até a década de 1980 que tinham personagens mitológicos ou monstros utilizaram a técnica de Stop Motion.

Como funciona esse sistema de animação?

Para se produzir uma animação em Stop Motion, o animador dever primeiramente decidir o tipo de objeto que será animado, na maioria das vezes, os animadores optam por bonecos de plastilina, conhecida popularmente como massa de modelar. Além da facilidade de se encontrar no mercado a plastilina é um material extremamente prático.

O segundo passo é definir como as imagens serão capturadas, atualmente a tecnologia digital disponibiliza uma série de recursos para isso, desde câmeras de vídeo com funções próprias para captura de imagens estáticas até câmeras fotográficas de alta resolução desenvolvidas para esta finalidade, porém para um usuário doméstico, até mesmo uma web cam pode ser usada.

Como são confeccionados os personagens e cenários para esse tipo de animação?

Geralmente as personagens são confeccionadas com plastilina, porém existe animações que utilizam personagens feitos em tecido, madeira, látex, silicone, argila plástica dentre outros, por ser extremamente flexível, essa técnica possibilita o uso de inúmeros materiais.

Os cenários geralmente são produzidos com madeira, pela disponibilidade e por apresentar boas características de fixação durante o processo de animação. Para o detalhamento do cenário são utilizados inúmeros tipos de materiais como a própria madeira, isopor, argila, massas orgânicas e sintéticas variadas, plásticos, papel, tecido etc.

Onde a animação em Stop Motion é usada atualmente?

Atualmente presenciamos o uso de animações em Stop Motion em comerciais para TV, curtas metragens para internet, vinhetas comerciais e pedagógicas, séries animadas para TV e ainda no cinema, recentemente o filme “Wallace e Gromit, a Batalha dos Vegetais” produzido pelo Estúdio Aardman da Inglaterra, ganhou o Oscar de melhor filme de animação, concorrendo inclusive com vários filmes feitos em computador com o auxilio de softwares 3D.

Outro caso recente de sucesso no cinema utilizando esta técnica são os longa metragens “A Noiva Cadáver”, “Paranorman”, “Coraline” e “The BoxTrolls” da Laika Filmes, neste caso, os personagens foram feitos de látex com esqueletos metálicos e sistemas mecânicos que permitiam movimentos de boca, olhos e expressões.

Para saber um pouquinho mais, disponibilizei um curso em Videoaula sobre os princípios da técnica de stop motion e um processo de construção de bonecos para animação (aqui).