Peças de Resina em Molde de Silicone

Resinas são muito utilizadas para produção de peças pequenas e objetos que irão compor cenários ou personagens, eu já precisei utilizar garrafas, copos e coisas semelhantes em minhas animações e utilizei a resina para produção das peças. A resina acrílica cristal pode ser usada para produção de qualquer tipo de objeto que simule vidro, já a resina odontológica, que pode ser encontrada nas cores neutra e rosa, pode ser usada para produção de peças mais resistentes e que serão pintadas futuramente.

A resina acrílica odontológica tende a encher de bolhas se o molde for muito grande, para evitar isso, tente vedar a entrada da resina com um objeto de plástico, isso fará com que a peça não entre em contato com o ar durante o processo de catalização e em consequencia, não existirão bolhas.

A resina acrílica cristal pode ser usada com cargas minerais, quando queremos simular plástico ou outras coisas rígidas, adiciono um pouco de carbonato de calcio (calcita) que é vendido em lojas de artesanato ou de produtos para resina de vidro. É importante lembrar que a calcita deve ser adicionada antes do catalizador, adiciona-se a calcita à resina, mistura-se bem e em seguida o catalizador.

Ambas as resinas permitem o uso de pigmentos, existem pigmentos específicos para ambas, mais é legal testar novos pigmentos, já usei aquele pigmento comum para tinta PVA (xadrez) para pigmentar a resina acrílica cristal, já a odontológica reagiu melhor com tinta a óleo para tela.

A resina cristal tende a ficar grudenta após a retirada do molde, esse aspecto deve desaparecer em mais ou menos 24 horas, caso isso não ocorra, houve problema durante a inserção do catalizador, uma solução para isso é passar uma camada de acetona na peça ou pincelar o próprio catalizador da resina e aguardar. Se a proporção de catalizador for muito acima do indicado, a peça não perderá a característica pegajosa e em consequencia, você perderá a peça.

Se tiver dúvida de onde encontrar estas resinas, escrevi um pequeno artigo com algumas dicas, acesse aqui.

Postado em 15 de janeiro de 2015